Windows 8 vai montar imagens ISO nativamente

Em uma demonstração prévia de novos recursos do Windows 8, um engenheiro revelou algo que faz parte dos sonhos de usuários Windows faz séculos: o suporte nativo a imagens do tipo ISO. Ou seja, nunca mais será preciso instalar um aplicativo à parte para rodar aquela imagem como se fosse um DVD devidamente inserido no drive da máquina.

No novo Windows Explorer com interface Ribbon similar à do Office haverá a opção de acionar um arquivo ISO ou VHD diretamente a partir do aplicativo. Esses arquivos serão apresentados no Explorer como arquivo de imagem de disco (Disc Image File, na versão em inglês).

O funcionamento é simples: dois cliques no arquivo e ele é montado, como se fosse um DVD convencional. O “disco” também é exibido no Windows Explorer, dessa vez como se fosse uma mídia tradicional e física, embora esteja rodando a partir da imagem salva previamente.

Em versões anteriores do Windows seria necessário queimar o DVD com o conteúdo da imagem salva.

Os arquivos VHD são bastante comuns para armazenar imagens de sistemas operacionais. Já os arquivos ISO são vistos em sites de pirataria, contendo imagem de jogos e aplicativos cujo uso não foi devidamente comprado pelo usuário.

Por Thássius Veloso

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s