Justiça condena Catho por roubo de dados

A Catho, uma das maiores empresas de recrutamento de executivos do país, terá que pagar uma indenização de cerca de R$ 63 milhões por prática de concorrência desleal. A empresa é acusada de invadir e copiar ilicitamente informações de sites concorrentes para aumentar sua base de currículos e oferecer seus serviços aos clientes de outras recrutadoras.

A sentença foi emitida na última sexta-feira pelo juiz Luiz Mário Galbetti, da 33.ª Vara Cível de São Paulo. A decisão é em primeira instância, e a Catho deve recorrer.

A ação foi movida em 2002 pela concorrente Curriculum, que atua no mesmo setor. Em fevereiro de 2002, os programadores da Curriculum, de Marcelo Abrileri, detectaram uma movimentação anormal no site. A pesquisa, que costumava ser de no máximo 500 currículos por dia, chegou a uma movimentação de 63 mil acessos, feitos por uma empresa. A conta foi imediatamente bloqueada, e os técnicos da Curriculum conseguiram rastrear o computador que fez todas aquelas pesquisas.

As investigações levaram ao computador de Adriano José Meirinho, administrador do site da Catho – e hoje, gerente de marketing da empresa. Numa busca e apreensão, em que mais de 30 computadores da Catho foram averiguados, os peritos nomeados pelo juiz confirmaram as denúncias.

Foram recuperadas trocas de e-mails e conversas online entre funcionários da Catho, em que falam explicitamente em “roubo” de currículos em sites concorrentes. Os programadores da empresa chegaram a desenvolver um software que permitia a cópia de milhares de e-mails e currículos rapidamente. O programa foi batizado internamente de “rouba.phtml”.

Segundo as investigações, as bases de dados da Embratel e do Guia Oesp também foram invadidas pelos programadores da Catho, além de outras duas concorrentes, a Gelre e a Manager. Ambas processaram a empresa por concorrência desleal.

A Catho não quis comentar a decisão, pois afirmou não ter conhecimento da sentença, já que o texto não foi publicado no diário oficial.

Com informações de Estadão

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s