Por que a Apple está com medo do Android

O OSNews publicou um artigo bastante interessante relacionado ao litígio da Apple contra fabricantes de aparelhos com o Android, em especial contra a HTC e a Samsung. Os dois gráficos que ilustram o artigo explicam o assunto mais claramente do que qualquer volume de palavras poderia.

O primeiro é um gráfico do Ars Technica, que mostra de onde veio o lucro da Apple no último trimestre:

Embora a marca Apple ainda seja fortemente relacionada com os Macs, nada menos que 78% do lucro da empresa está vindo da combinação do iPhone, iPad, iPod e iTunes, precisamente os produtos que enfrentam a concorrência do Android.

O segundo gráfico, da IMS Research mostra a progressão do market share de diferentes fabricantes de smartphones do primeiro trimestre de 2010 ao primeiro trimestre de 2011:

A Apple ganhou espaço no período, saltando de 16 para 19% do mercado de smartphones, enquanto a Nokia despencou de 40 para 24%. O destaque entretanto fica por conta dos fabricantes de aparelhos com o Android. A Samsung saltou de 3 para 13%, a HTC de 6 para 10%, a Sony de 3 para 5% e a LG de 1 para 4%. Até mesmo a Motorola, que não anda acertando muito nas medidas continuou no mesmo lugar mantendo os 4%. A maioria destes fabricantes continua ganhando terreno (a Samsung por exemplo já vendeu 5 milhões de unidades do recém-lançado Galaxy S II, sem que ele sequer tenha chegado ao mercado norte-americano), por isso é ainda difícil de estimar até onde vai a bola de neve. Não é difícil de imaginar que em 2012 possamos chegar a uma situação em que a Nokia decaia para 10 ou 15% do mercado, a RIM decaia mais alguns pontos, chegando a 10% ou menos, a Apple suba para 20 ou 22% e os fabricantes de aparelhos com o Android dominem o restante, deixando a Apple com uma fatia considerável, porém comparativamente menor do mercado.

Naturalmente, ainda é cedo para falar em saturação do mercado de smartphones, já que eles ainda respondem por apenas 28% do total de aparelhos, mas ainda assim é fácil perceber que do ponto de vista da Apple sua galinha dos ovos de ouro está sob ataque e não existe muito que possam fazer a curto prazo em relação a isso a não ser tentar jogar areia nos concorrentes com litígios, assim como vem fazendo a Microsoft há algum tempo.

Fonte: http://www.hardware.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s