AMD deve ser a primeira a lançar GPUs de 28nm

O CEO da AMD, Thomas Seifert, revelou que a empresa está bastante otimista com o processo de fabricação de 28nm. A produção em lote deverá ser iniciada ainda neste ano, sendo ela a primeira a lançar GPUs com esse processo de fabricação – ao menos pelo que parece, a Nvidia não terá tempo de correr, mas também não está parada.

A produção será em conjunto com a GlobalFoundries e TMSC (Taiwan Semiconductor Manufacturing Company). Se tudo der certo para a AMD ela sairá na frente, tendo novamente vantagem competitiva em relação à Nvidia, assim como teve nos casos anteriores ao lidar com 90, 80, 65, 55 e 40nm – também teve a liderança para DirectX 11, embora o impacto de suportar ou não essa versão do DirectX não seja comparável aos benefícios de um processo de fabricação em menor escala. Fora o “boom” inicial não há nada demais, depois a Nvidia alcança, lidera por um tempo e a briga de cão e gato continua. Quem sai ganhando, para variar, é o consumidor.

Seja como for, a era dos 28nm nas GPUs está chegando. Há alguns meses divulgações indicavam que a AMD realmente entraria para os 28nm em 2011, com um projeto de codename “Southern Islands”. Há até uma página na Wikipedia dando fôlego aos rumores. Embora próximos de uma confirmação, nomes e modelos não foram divulgados oficialmente, muito menos a data de lançamento. É provavel que fique como “série 7000”.

Fonte:http://www.hardware.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s