Como compartilhar arquivos e impressoras em sua casa com o Windows 7

Sistema facilita processo de configuração para acessar arquivos e até imprimir documentos em sua rede doméstica

É cada vez mais comum termos mais de um computador em casa. E por que deixá-los em rede só para que acessem a Internet? Com o Windows 7, os passos para compartilhar seus arquivos e dispositivos, como a impressora, ficaram ainda mais simples.

Se os seus computadores estão ligados em rede – seja por um hub  ou por um roteador, com ou sem fio – o Windows 7 permite criar de forma prática e segura um compartilhamento entre suas máquinas. Especialmente com o novo recurso Grupo Doméstico, que simplifica os diversos passos necessários para configurar e autorizar o compartilhamento.

Uma das exigências para utilizar o Grupo Doméstico é estar em uma rede local classificada como Rede doméstica  – para segurança -, ele não funciona caso você esteja conectado a uma rede definida como pública, uma cafeteria, por exemplo. Para classificar a sua rede, vá para a Central de Rede e Compartilhamento.

Para abrir a central, clique no ícone de conexão na barra de notificações.

Para abrir a central, clique no ícone de conexão na barra de notificações

Central de rede e compartilhamento

Veja qual a conexão atualmente em uso, no exemplo, a cadeira de madeira mostra que estamos conectados a uma rede pública. Na central, para alterar o tipo de rede, é só clicar no tipo atual e depois escolher a opção desejada – Rede doméstica, no caso.

Local de rede

Depois de clicar em Rede doméstica, o Windows irá perguntar o que você deseja compartilhar com os outros computadores da rede, escolha os itens desejados e clique em Avançar.

Escolha quais tipos de arquivo vai compartilhar e/ou a impressora.

Escolha quais tipos de arquivo vai compartilhar e/ou a impressora

Antes de aproveitar o recurso é preciso que um computador configure o Grupo Doméstico, e isso só pode ser feito em um computador com a versão Home Premium ou superiores do Windows 7 (Professional, Ultimate ou Enterprise). Se você estiver usando uma das versões compatíveis, o Windows automaticamente criará um Grupo Doméstico. Anote a senha criada, pois ela será necessária nas outras máquinas.

Confirme que há um Grupo Doméstico ativo e clique em Ingressar agora.

Confirme que há um Grupo Doméstico ativo e clique em Ingressar agora

Para ingressar na rede criada com outro computador, clique na opção Grupo Doméstico na Central de Rede e Compartilhamento, confirme que a rede já está funcionando e depois clique em Ingressar agora, leia as instruções, digite a senha obtida durante a configuração e escolha o que pode ser compartilhado.

Acessar arquivos em outros computadores fica tão simples quanto ver os documentos no próprio PC.

Acessar arquivos em outros computadores fica tão simples quanto ver os documentos no próprio PC

Se tudo deu certo, acessar os arquivos de outros computadores é tão simples quanto ver os arquivos da própria máquina. Abra o Windows Explorer e veja, na coluna à direita, a opção Grupo Doméstico, ela pode ser expandida para ver os arquivos compartilhados nos outros computadores em sua rede local.

Fonte: http://www.superdownloads.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s