Ubuntu 11.10 facilitará instalação via pen drive com imagens híbridas

Finalmente o Ubuntu passou a adotar imagens híbridas de CD/USB. A partir desta semana as compilações diárias (de desenvolvimento) já são imagens híbridas.

Com essas imagens será mais fácil instalar o Ubuntu a partir de um pendrive, sem precisar recorrer a ferramentas específicas de conversão. Outras distros, como openSUSE e Fedora, já suportam isso há um bom tempo.

No Debian (e consequentemente Ubuntu) esse tipo de imagem híbrida não está disponível por um problema com o Jigdo. No caso do Ubuntu, estão usando o xorriso como gerador das imagens, agora que ele suporta JTE.

Os usuários ainda poderão usar ferramentas de conversão diversas, especialmente se quiserem aproveitar o armazenamento persistente no dispositivo. Todavia a mudança facilita bastante para quem quer apensa instalar o Ubuntu num notebook, netbook ou qualquer outro hardware compatível sem um leitor de CDs.

Pelo lado negativo, nos CDs para desktops será perdido cerca de 1 MB nessa mudança. A princípio não parece muito, mas cada MB num CD de 700 é precioso para um sistema que vem com vários programas compactados.

 

Como resultado teremos isso oficialmente no Ubuntu 11.10, em outubro.

Fonte: Hardware.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s