Qi Hardware produz tecnologia aberta de redes sem fio

Qi Hardware começou a oferecer um dispositivo USB que oferece rede sem fio baseada em padrões abertos de hardware, para aqueles determinados a evitarem formatos proprietários. Oatusb é um transceptor sem fio que funciona em conformidade com os padrões IEEE 802.15.4 e 6LoWPAN, e tem uma taxa de dados típica de apenas 250 Kbps com um alcance de até 10 metros, podendo atingir 2 Mbps em distância reduzida.

Vale lembrar que a maioria das redes sem fio hoje são feitas via Wi-Fi ou Bluetooth. Estes dois padrões carregam com eles custos de royalties que devem ser pagos a um ou mais titulares de patentes e claro, tais custos são repassados aos consumidores. Uma companhia, a WiLAN, protege rigorosamente seus direitos de propriedade desde 2007, enquanto outras, como Banspeed e Mosaid, estão reivindicando seus possíveis direitos.

O dispositivo da Qi se difere porque sua tecnologia é, em teoria, livre de royalties. Os desenvolvedores argumentam que vale a pena abraçar esta tecnologia, desde que mantém os custos menores e permite aos usuários modificarem o hardware ou o firmware livremente.

O atusb está sendo comercializado a 41 Euros, e por enquanto só roda em Linux. Vale lembrar que o IEEE 802.15.4 não é compatível com Wi-Fi ou Bluetooth – ou seja, você precisa de transmissor e receptor compatível com este protocolo.

atusb, da QI Software


Fonte: Hardware.com.br
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s