BitTorrent Inc é processada por violar patentes no seu famoso protocolo

Quem diria, até a BitTorrent Inc. está sendo alvo dos chamados “trolls de patentes”. Todo mundo está acostumado a ver notícias envolvendo a BitTorrent em questões sobre pirataria, afinal a pressão das produtoras de conteúdo contra programas P2P é grande.

Mas dessa vez não é uma acusação de qualquer tipo de pirataria: seria uma “pirataria de idéias”, visto que o departamento de patentes dos EUA permite vários absurdos quando se trata de patentes genéricas.

A ação é da Tranz-Send Broadcasting Network, uma empresa não muito conhecida de San Francisco. A patente que ela alega contra a BitTorrent e o uTorrent é sobre uma forma de distribuição de arquivos de mídia com certos protocolos, bastante genérica. Numa análise rápida a patente nem se aplicaria totalmente ao protoclo BitTorrent, visto que ela descreve um sistema com arquivos armazenados num servidor central, algo bem diferente de P2P. Outro ponto da patente: ela tem foco em conteúdo de mídia, mas o protocolo BitTorrent vai bem além, servindo para qualquer tipo de dado. Sem contar que o BitTorrent é antigo, muito antigo

A briga não vai apenas contra a BitTorrent, mas também contra uma outra empresa, a Kontiki. Esta oferece um serviço voltado a empresas que mescla servidores centrais com P2P, sendo mais para transferência de arquivos privados e streaming de vídeos.

Algumas pessoas acham que pode ser um ataque indireto de organizações como RIAA, MPAA, etc, para dificultar ou desencorajar o uso do uTorrent e outros programas similares. Afinal se a dona da patente ganhar o processo, a BitTorrent pode ser obrigada a pagar royalties pela distribuição da “tecnologia patenteada” no seu programa, o que inviabilizaria seu negócio.

O pessoal do TorrentFreak tentou contato com a BitTorrent, porém não tinham nada a falar no momento.

Fonte: Hardware.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s