Seleção: Programas para clonar seu HD

Antes de perder todos os seus arquivos, faça uma cópia fiel do disco.

Você sabia que é possível copiar um HD inteiro para outro disco? Arquivo por arquivo! Com a queda no preço dos discos rígidos, muitos técnicos e usuários estão aproveitando para adquirir um HD extra e criar cópias de todo o conteúdo de seus antigos discos. O motivo? Segurança!

HDs são componentes mecânicos e, por isso, estão sujeitos a falhas e erros. Se uma placa de rede estraga em seu computador, por exemplo, você simplesmente troca e pronto. Com os discos rígidos o assunto é um pouco mais complicado, pois você pode perder todos os seus arquivos.

Uma maneira de evitar uma surpresa desagradável é copiar tudo (absolutamente tudo) do seu HD para outro disco. Não, você não precisará fazer isso manualmente. Existem excelentes aplicativos que fazem todo o “serviço pesado” para o usuário, copiando cada arquivo, documento e pasta para um novo HD.

HD

Veja agora uma seleção com os cinco principais aplicativos do gênero, mas existem dezenas deles.

1. Norton Ghost (inglês)

Norton Ghost

Ferramenta conceituada, Norton Ghost é muito utilizado por técnicos e profissionais da área de informática, mesmo não sendo um software gratuito. Além da cópia de disco, os usuários do programa podem usufruir de opções como a criptografia dos dados copiados, agendamento de atividades e recuperação de sistemas operacionais.

2. Macrium Reflect Free

Macrium Reflect Free

Como o próprio nome sugere, Macrium Reflect Free é uma ferramenta gratuita, que mostra-se tão eficiente quando seus concorrentes. As cópias são criadas de maneira simples, em poucos cliques a atividade já está sendo executada. Além disso, o aplicativo ainda verifica a integridade dos arquivos e faz a restauração desses.

3. DriveImage XML

DriveImage XML

Ao contrário do seu concorrente Norton Ghost, o DriveImage XML é muito leve e inteiramente gratuito. Juntamente com a opção de clonagem do disco o usuário encontra neste aplicativo ferramentas que possibilitam tarefas como: exploração das imagens criadas, restauração de arquivos, agendador de tarefas e muitas outras.

4. HDClone Free Edition

HDClone Free Edition

O diferencial de HDClone Free Edition é que roda diretamente de CDs, pendrives e qualquer outro dispositivo, independentemente do sistema operacional instalado na máquina. Possui suporte a HDs IDE/ATA/SATA e copia dados na velocidade máxima de 300 MB/min.

5. EASEUS Disk Copy

EASEUS Disk Copy

Assim como os programas citados anteriormente, EASEUS Disk Copy realiza a cópia de HDs inteiros, permitindo que o usuário troque de disco rígido sem perder nem uma configuração, arquivo, dados, etc. Para usar o programa é necessário gravar um CD ou DVD com o programa e iniciar o computador de maneira que a inicialização da máquina seja feita pelo drive de CD/DVD.

Para finalizar

Não seja pego de surpresa, é sempre bom manter uma cópia de seus arquivos a salvo de problemas. Todos os programas acima listados fazem, além de clonagem do HD, o backup comum de arquivos. Agora você não tem mais desculpa.

Fonte: Baixaki.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s