O que é underclock e redução de tensão?

Descubra como seu computador pode se tornar mais silencioso, consumir menos energia e ter a vida útil aumentada.

Você já deve, ao menos, ter ouvido falar em overclock: processo que consiste no aumento forçado da frequência de operação de um componente computacional com o objetivo de melhorar o desempenho do computador, smartphone, tablet ou qualquer outro equipamento eletrônico.

Esse tipo de procedimento tem alguns pontos negativos, como o superaquecimento do hardware, a incompatibilidade com softwares mais antigos e o aumento do consumo de energia. Por outro lado, o que se deve fazer para obter resultados inversos? Para isso existe o underclock e o undervolt, também conhecido como redução de tensão.

Mas afinal, no que consistem esses procedimentos? Para quê são utilizados? Quais são os benefícios obtidos? O Baixaki ajuda você a entender o que são estes conceitos.

Pisando no freio

O underclock (você pode também encontrá-lo com a denominação downclock) é o método que altera a frequência de um componente computacional para um valor abaixo do padrão em que ele foi produzido. Em outras palavras, o procedimento consiste na redução do clock (sinal utilizado para orientar as ações entre diferentes circuitos eletrônicos).

Diminuindo a emissão desses sinais, a velocidade de transmissão de dados da placa-mãe para o processador, por exemplo, é reduzida. Não ficou muito claro? Em uma analogia com nossa vida offline, o underclock seria como se você estivesse andando de carro abaixo da velocidade mínima permitida em uma avenida.

A aplicação deste procedimento pode ser feita em microprocessadores, unidades de processamento gráfico e memórias RAM.

Cortando a energia

O conceito básico do undervolt é o mesmo do underclock. Entretanto, em vez do clock, nesta técnica é a tensão enviada ao processador que recebe a limitação manual. Tal restrição faz com que os transistores usem menos energia e o gate leakage (perda de energia a cada chaveamento desses semicondutores) seja menor.

Segundo Carlos Morimoto, editor do GDH Press, enquanto uma redução de 10% do clock resulta em uma economia de energia de mesma quantia, a redução de tensão em 10% chega a poupar de 15 a 20% no consumo de energia. De acordo com o mesmo autor, as fabricantes de componentes eletrônicos aplicam uma boa margem de segurança ao definir a voltagem padrão de seus produtos.

Para quê?

O overclock é uma prática comum entre gamers e entusiastas. Pessoas que utilizam softwares que exigem potentes recursos computacionais podem usufruir deste método para ganhar desempenho no seu dia a dia. Clique aqui para saber mais sobre esse procedimento.

Por sua vez, o underclock é aplicado pelo pessoal que prioriza o menor consumo de energia ou emissão de ruídos. Apesar de não ser uma consequência aceita por todos os especialistas, a diminuição do clock pode tornar o sistema da máquina mais estável.

Este procedimento tem grande utilidade para pequenos servidores, Home Theater Personal Computer (PC ligado a uma televisão, podendo operar como um centro de mídia para exibição de imagens) e computadores destinados a tarefas mais simples – navegar pela internet, editar textos e planilhas ou ouvir música são alguns exemplos.

No que tange o undervolt, a finalidade principal da sua atuação é a redução no consumo de energia. Os usuários de dispositivos portáteis conseguem aumentar significativamente o tempo de duração da bateria. Netbooks, laptops, tablets e smartphones são os gadgets mais beneficiados.

Pontos positivos

Os benefícios do underclock e da redução de tensão acontecem em cascata, ou seja, uma melhoria leva à outra. O consumo menor de energia do processador, memória RAM ou placa gráfica diminui o calor dissipado no hardware da máquina. Com os componentes resfriados, os coolers são menos utilizados, fato que reduz os ruídos emitidos e energia usada pelo sistema de arrefecimento.

Assim, os circuitos eletrônicos – por serem menos explorados – ganham uma sobrevida e o computador se torna mais silencioso e econômico. Para Carlos Morimoto, a combinação do underclock com o undervolt pode tranquilamente reduzir o consumo dos semicondutores em 50%. Esse número varia de acordo com o componente usado: quanto maior for a frequência de operação do circuito eletrônico, maior será a economia ao diminuir sua tensão.

Se você deixa seu PC ligado praticamente o dia inteiro, ao realizar esses métodos, pode ter uma grata surpresa quando receber a próxima conta de luz.

Direto da fábrica

As empresas têm se preocupado cada vez mais com as consequências de seus produtos no meio ambiente. O consumo de energia é um dos assuntos mais trabalhados pelas fabricantes, o que é uma ótima notícia para os consumidores finais – leia-se todos nós.

As gerações mais novas de processadores já saem de fábrica com o recurso que visa o controle inteligente dessa característica, o chamado Dynamic frequency scaling (Escala dinâmica de frequência em uma tradução livre). Com o CoolnQuiet da AMD e o SpeedStep da Intel, os usuários conseguem monitorar e definir o clock dos microprocessadores.

Cuidado nunca é demais

Toda e qualquer manipulação das configurações padrão do hardware do computador pode ocasionar problemas de execução e compatibilidade no computador. Portanto, antes de experimentar o underclock ou a redução de tensão, faça o backup dos seus arquivos e informe-se do correto procedimento para o componente utilizado na sua máquina.

Apesar de ambas as técnicas serem amplamente difundidas, há relatos de instabilidade durante o uso comum do PC e incompatibilidade com algumas versões de softwares. Os processos que apresentamos neste artigo são mais úteis com sistemas operacionais e programas mais antigos.

Para testar as mudanças feitas no processador você pode utilizar aplicativos de benchmark, como o Hyper PI ou o Prime95. O CPU-Z é uma excelente alternativa para o monitoramento do uso do semicondutor. O indicado é que as reduções sejam feitas parcialmente e cautelosamente, sendo realizados testes de estabilidade a cada mudança. Paciência é uma virtude essencial nesses momentos.

Fonte:Baixaki.com.br

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s