Cuidado com falsos limpadores

Muitos programas prometem limpar o PC, porém não o fazem e ainda infestam o computador com arquivos maliciosos.

Programas diferentes, mas com comportamento e visual iguais

Fonte da imagem: Reprodução / Symantec

Existe uma série de aplicativos que se apresentam como a solução para limpar seu computador de arquivos inúteis e ainda para aumentar o desempenho do sistema, deixando tudo como novo e funcionando melhor do que nunca. Pois saiba que, assim como nem tudo que brilha é ouro, nem sempre estes programas fazem o que prometem.

O pior, contudo, não é simplesmente eles não fazerem o prometido, mas sim infestarem o computador com malwares que podem danificar a máquina e causar alguns prejuízos para os usuários, como perda de informações. A Symantec divulgou em seu blog oficial uma lista de programas reconhecidamente falsos:

• Check Disk
• Disk Defragmenter
• HDD Defragmenter
• Quick Defragmenter
• Scan Disk
• Smart Defragmenter
• System Defragmenter
• Ultra Defragger

Na postagem, a Symantec coloca lado a lado a interface de três aplicativos teoricamente diferentes (imagem acima), mas que têm comportamento e visual praticamente iguais. Ainda de acordo com o relato da fabricante do Norton Antivirus, os programas varrem o sistema e encontram uma série de problemas, então indicam ao usuário iniciar uma desfragmentação em um “modo seguro” para consertar tudo o que foi encontrado.

Como era de se esperar, a limpeza não é completa e sérios problemas ainda permanecem na máquina. Para removê-los é solicitado que o usuário pague uma pequena taxa, ou seja, além da possibilidade de infestar o computador com pragas virtuais, os programas vendem um serviço de forma enganosa.

Para escapar deste tipo de problema, o mais indicado é fazer uso de ferramentas reconhecidamente seguras. Se você procura uma alternativa aos aplicativos que já vêm no Windows para desfragmentar ou varrer o disco atrás de problemas, opte sempre por aplicativos de empresas conhecidas e não deixe de pesquisar na internet sobre o programa caso haja alguma desconfiança.

Nas seções de ferramentas para discos e de diagnóstico de hardware do Baixaki você encontra uma série de aplicativos que podem ser úteis para este tipo de tarefa.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s